O Grupo JB segue investindo em inovação e sustentabilidade na agroindústria. Um dos grandes marcos desse compromisso é a implantação do Sistema de Gotejamento Enterrado, uma tecnologia que otimiza o uso da água, reduz desperdícios e potencializa a produtividade das lavouras.
A Lasa Bioenergia, empresa do Grupo JB localizada em Linhares (ES), iniciou a implantação desse sistema em 2022 e já alcançou 325 hectares de área irrigada, com previsão de atingir 2 mil hectares nos próximos anos. O objetivo é expandir a tecnologia em 500 hectares por ano, garantindo uma produção mais eficiente e sustentável.
Por que investir no gotejamento enterrado?
Diferente do gotejamento tradicional, no qual os tubos gotejadores ficam expostos na superfície, o sistema enterrado protege os tubos gotejadores contra danos causados, equipamentos na colheita de cana-de-açúcar, por animais, ferramentas de trabalho e intempéries. Além disso, ao aplicar a água e fertilizantes diretamente na zona da raiz, há uma absorção mais eficiente da água e dos nutrientes, resultando em maior produtividade e longevidade do canavial.
De acordo com Rafael Soares Raso, superintendente executivo da Lasa, a tecnologia já trouxe ganhos expressivos:
-
Aumento de até três vezes na produção da tonelada de cana por hectare;
-
Redução no desperdício de água e nutrientes;
-
Maior longevidade do canavial, de 4,2 anos para ao menos 10 anos;
-
Menor impacto ambiental e economia no uso de fertilizantes.
Compromisso com o futuro
A irrigação eficiente é um dos pilares para a preservação dos recursos naturais e para a segurança alimentar do planeta. O Grupo JB acredita que o desenvolvimento sustentável só é possível por meio de soluções inovadoras e responsáveis, e segue comprometido em adotar tecnologias que otimizem a produção agrícola e promovam o uso consciente da água.
Com o gotejo enterrado, avançamos mais um passo na construção de um futuro mais produtivo, eficiente e sustentável.