LASA é a principal atingida pelos incêndios em Linhares

Satélites registram crescimento de 73% nos focos de fogo no Espírito Santo. Linhares registra o maior número de incêndios que atingem, principalmente, a LASA Bioenergia.

A LASA Bioenergia tem sido vítima dos sucessivos incêndios em Linhares. Só em agosto, foram registrados focos de fogo nos dias 8, 9, 15, 16, 17, 20 e 21. E o mês de setembro começou com dois novos sinistros. Esclarecemos que alguns eventos ocorrem ao mesmo tempo em lugares distantes dentro dos limites da empresa, reforçando a suspeita de ações criminosas.

A empresa já registrou oito boletins de ocorrência para que as autoridades investiguem os eventos e responsabilize os criminosos. Somente neste ano, foram atingidos aproximadamente 1.600 hectares de terras, e quase 80 mil toneladas de cana-de-açúcar. A empresa deixou de produzir mais de 200 metros cúbicos ou 200 mil litros de etanol. Os incêndios também afetaram a produção de energia elétrica e de CO2 da empresa. Além disso, diversos outros prejuízos foram causados, como, mas não se limitando a estes, a maior utilização de outros produtos para processar a cana-de-açúcar, das horas paradas, além de custos relacionados ao maior consumo de combustíveis, uso de equipamentos e mão-de-obra para combater os incêndios.

Os dados dos satélites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Espaciais (INPE) registram aumento de 73% nos focos de incêndio no Espírito Santo. De todos os 78 municípios do estado, Linhares lidera ocorrências, com 44 registros. Fumaça e fogo ameaçam vidas, patrimônio construído e a produção. É um problema coletivo.

Para enfrentar a situação, a LASA reforçou sua segurança interna, com patrulha de suas áreas 24h por dia. Além disso, possui seis caminhões bombeiros, além de aproximadamente 30 brigadistas, sendo uma referência em Linhares. Nossa equipe estava na linha de frente do combate a incêndios na Cacau Show, em 2023, e no Hipermercado Casagrande, em 2013. Além disso, a empresa é fundadora do Programa de Auxílio Mútuo (PAM), um compromisso formal das indústrias e empresas de outros segmentos da região do Norte do Espírito Santo com o Corpo de Bombeiros Militar. O superintendente da LASA, Rafael Soares Raso, foi eleito o primeiro presidente do programa.

Diante dos incêndios das últimas semanas, a empresa buscou apoio do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, tanto para combater os focos de incêndio, como para coibir ações criminosas e investigar Unidade Industrial / Escritório Entroncamento Fazenda Córrego das PedrasBR 101 Norte, Km 141, Linhares – ES CEP: 29900-970 as ocorrências. Também contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e de outras empresas parceiras.

A LASA esclarece que há mais de uma década, a colheita na LASA, é 100% realizada de forma mecanizada, por meio de colhedoras, portanto a prática de queima de cana-de-açúcar para colheita, está extinta.

O que acontece em Linhares tem se repetido em outras cidades e regiões do país. Como São Paulo, Amazônia e o Pantanal. Todos temos que fazer a parte que cabe a cada um. Prevenir ações de risco e denunciar às autoridades atitudes suspeitas. Não jogue vidro, latas e plásticos em qualquer lugar. Lixo tem destino certo.

A LASA, como parte do Grupo JB, está alinhada com as melhores práticas ambientais e tem intensificado suas ações de sustentabilidade. Desta forma, vem contribuindo para uma economia de baixo carbono e conta com o comprometimento dos seus 800 trabalhadores de Linhares.