Quando falamos em agroindústria, as fronteiras entre o campo e as fábricas deixam de existir, e as relações comerciais são transformadas. Isso porque esse conceito compreende os processos de transformação e beneficiamento dos produtos agropecuários no próprio espaço rural.
A agroindústria permite aos produtos rurais começarem a ser beneficiados ainda nas fazendas e aos agricultores ou pecuaristas deixarem de ser apenas fornecedores de matérias-primas para ganhar outros espaços nos comércios nacional e internacional.
Qual a importância da agroindústria
O agronegócio é considerado um dos motores da economia brasileira — corresponde a mais de 22% do PIB — e foi um dos únicos setores que continuou apresentando crescimento em meio à crise atual. Dentro de toda a riqueza gerada pelo agronegócio, a agroindústria tem um papel central. Dados oficiais divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocam a agroindústria em destaque no PIB brasileiro, afinal, conforme esse órgão público, 5,9% de todas as riquezas do país são oriundas desse setor.
O Brasil é uma referência mundial nesse assunto, pois a agroindústria tem papel fundamental na geração de riquezas do país, principalmente no beneficiamento de carne (frigoríficos), café, laranja, soja e cana (etanol). Segundo a Embrapa, 20% das carnes produzidas no mundo são brasileiras, e 40% das exportações de aves saem de frigoríficos brasileiros.
Quais são os impactos da agroindústria
O desafio, nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, têm sido inserir os agricultores familiares no modelo agroindustrial. Isso tem sido possível por meio de instituições de fomento, cooperativas agroindustriais e políticas públicas educacionais. Com isso, os pequenos produtores também conquistam poder no mercado e podem ficar com uma porcentagem maior dos lucros de sua produção.
O impacto da agroindústria também atinge os consumidores finais, ou seja, o beneficiamento dos produtos rurais permite a esses alimentos uma disponibilidade maior de tempo — com prazo de validade mais prolongado nas gôndolas dos mercados — e mais praticidade de consumo, além de torná-los mais nutritivos dentre outras vantagens. A agroindústria também diminui o número de etapas para que um produto chegue até o consumidor, com isso é possível que eles se tornem mais acessíveis a todos.
Indo além dos gêneros alimentícios, podemos pensar em outros produtos agroindustriais importantes, como o etanol que abastece os automóveis, entre outros. Nesse sentido, a agroindústria também continua fornecendo insumos a outras indústrias, mas de forma mais eficiente; exemplos disso são o algodão e o couro destinados a roupas, e certos ingredientes às indústrias farmacêutica e alimentícia.
Dessa maneira, a agroindústria está presente em uma infinidade de setores da economia e da sociedade, atingindo a vida de todos os brasileiros.